Marcadores

TIRAS (791) HQ (228) INSPETOR (179) RESENHAS (112) LEXY COMICS (110) PORTFÓLIO (62) CARTUM (52) LEITMOTIV (30) LEXY DRIVER (20) LAMPIÃO (19) AUGUSTO (16) CINEMA (15) CONTOS (15) FRANKENSTEIN200 (8) TEATRO (7) FRANKENSTEIN (5) ROTEIROS (5) ARTES PLÁSTICAS (3) FIM DA LINHA (3) FOTOS (3) OFICINA (3)

BOTÕES DE COMPRA

Comprar LAMPIÃO Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Comprar A SITUAÇÃO DE AUGUSTO Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Comprar REVISTA JAPY Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Comprar VIDA DE INSPETOR Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Comprar LEITMOTIV Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

MELHORES HQ'S DE 2013


Eu também resolvi fazer minha lista de melhores quadrinho de 2013. Eu já havia feito uma em 2012, então, isso significa que todo ano terá uma lista minha. 

MELHORES HQ’S DE 2013

Pela segunda vez, eu faço um texto sobre as melhores hq’s do ano para o site Mauá Facil. Se quiser consultar a lista de 2012, clique aqui. Agora, vamos à lista, só lembrando que eu coloquei  apenas os lançamentos do ano. Li muitas outras hq’s de anos anteriores por isso, não entraram nesta lista.
Os títulos grifados são links para outras páginas, com resenhas e críticas detalhadas de cada obra. Os que ainda não resenhei, estão na lista, e em breve terão seus textos aqui mesmo no Mauá Fácil.

10- PUNK ROCK JESUS
A polêmica mini-série de estreia de Sean Murphy como  roteirista mostrou um autor competente, ao contar a saga de Chris, um clone de Jesus criado por uma corporação e exibido em um reality show. Os leitores mais religiosos reclamaram, mas a HQ possui mais crítica política e social do que religiosa. E o melhor é que ela consegue ser mais focada nos personagens do que no tom crítico sem perder o fio da trama. O capítulo final caiu um pouco, mas ainda assim, uma boa história, que merece ser conferida.

9- INSPIRAÇÃO
Quadrinhos autobiográficos nacionais não são lançados com frequência. Este aqui surpreende, não apenas por isso, mas por ser uma mistura quase metalinguística, onde seu autor conta como foi a realização da própria HQ, seu encontro com Lourenço Mutarelli para a adaptação de um conto dele, e como tudo isso acabou se tornando a HQ.

8- 20th CENTURY BOYS
Um dos poucos mangás que despertam o meu interesse, 20th Century Boys, de Naoki Urasawa é uma excelente mistura de ficção científica com suspense. Aliás, o suspense é uma marca do autor. Aqui, ele cria uma trama como elementos fantásticos, mas mantém o suspense surreal todo o tempo. Na trama, um grupo de amigos precisam evitar que uma fantasia que eles criaram na infância se torne realidade: um vilão desejando destruir o mundo. A forma como a história vai crescendo, da descobertas dos personagens até um estado de paranoia que toma conta de todos eles, coloca o leitor no meio desse turbilhão. Ficamos tão paranoicos quanto eles.

7- MONSTER
Mais uma obra de Naoki Urasawa! Lançado em 2012, MONSTER é, na minha opinião, o melhor mangá do mercado atual (e que talvez vire seriado pelas mãos do Guillermo Del Toro). Uma história aparentemente simples, mas recheada de personagens complexos, em uma trama cheia de reviravoltas e mistérios que cativam o leitor. Urasawa cria uma trama tensa do princípio ao fim, onde, nos poucos momentos de “pausa” pra respirarmos, somos brindados com várias sub-tramas que se entrelaçam. Uma ótima trama pra quem gosta de um bom suspense.

6- SWEETH TOOTH
Jeff Lemire é, provavelmente, a melhor descoberta da grande industria de HQ dos EUA atualmente. Suas histórias são recheadas de personagens humanos, e situações surpreendentes. Em Sweeth Tooth é impossível prever o que o autor pode fazer em seguida. Alguns leitores se deixam levar pelo traço expressionista dele (alguns dizem “feio”, tsc, tsc,...), mas quem ler esta saga, vai ter contato com uma das melhores obras do selo Vertigo da atualidade. O mais chamativo em Sweeth Tooth é como o autor foge da “regra” de usar uma fórmula em cada edição. Aqui, temos uma saga em constante mudança. Sem cair na repetição, e com as revelações sendo mostradas naturalmente.

5- IMAGINÁRIOS
Uma das melhores iniciativas do mercado nacional: publicar uma antologia periódica com temática de Ficção Científica. E com trabalhos dos melhores autores nacionais, que não decepcionaram em nenhuma das duas edições publicadas neste ano. Com certeza, um trabalho que vai durar um bom tempo. Ponto positivo para os idealizadores da revista, já que além de ser uma ótima iniciativa para as hq’s nacionais, ainda brindam os leitores com ótimas histórias. E o gênero FC merece ser mais divulgado!

4- O FANTASMA DE ANYA
Uma HQ com cara de filme da Pixar. Tem como ser ruim? O universo adolescente contado de forma divertida, e com personagens que realmente agem como pessoa reais. Vera Brosgol criou uma HQ fácil de se identificar, e como uma trama divertidíssima. Antes de ler, nunca que eu imaginaria que uma história voltada para o público juvenil  me conquistaria tanto. Devia ter chamado mais atenção da mídia, mas quem tiver curiosidade em conhecer, com certeza, vai adorar!

3- TURMA DA MÔNICA LAÇOS
A melhor história já feita com a turminha. Uma HQ singela que fala sobre amizade, sobre as aventuras da infância, sobre os valores infantis, e todas aquelas coisas que vamos perdendo conforme nos tornamos adultos. Os irmãos Cafaggi fizeram um trabalho digno de todos os elogios que receberam. Impossível não se sentir tocado pela delicadeza tanto dos traços quanto pela narrativa. Uma obra que com certeza vai figurar nas listas de melhores de todos os tempos por muitos anos.

2- AZUL É A COR MAIS QUENTE
Lançado por aqui após a atenção que o filme teve, a HQ é uma bela história, mais emocional que o filme. Só que sem soar brega, ou “novelesca” demais. A autora nos apresenta uma história que toca fundo nos problemas de relacionamentos, não sobre lesbianismo. O que elas vivenciam, as dúvidas e questionamentos são emocionais, não sexuais, e podem acontecer com qualquer pessoa, independente da orientação sexual. E ela conduz a história com perfeição. Poucos quadrinhistas conseguem falar sobre amor e sentimentos dessa forma, realista, mas ao mesmo tempo singela.
(E, pra quem viu apenas o filme, a HQ é muito diferente dele. Quase outra história)

1- PITECO INGÁ
Uma história surpreendente, com uma trama que mescla com perfeição nossa mitologia com a idade da pedra, recheada com versões dos personagens do Mauricio de Souza com personalidades fortes e dramáticas. Um trabalho com potencial pra se tornar um clássico, e ganhar muitos prêmios internacionais. Shiko criou uma HQ com jeitão europeu, mas sem perder a identidade nacional. E ainda contando com símbolos e mitologias como “recheio” da trama.

MENÇÕES HONROSAS
Algumas hq’s de 2012 eu só fui conhecer neste ano, mas são tão boas que, se eu tivesse lido a tempo de escrever meu texto do ano passado, com certeza estariam na lista de melhores do ano. Aqui vão as minhas “leituras atrasadas”:

DRACONIAN
NEONOMICON
PAGANDO POR SEXO
O GOSTO DO CLORO

Nenhum comentário:

Postar um comentário