Marcadores

TIRAS (792) HQ (229) INSPETOR (180) RESENHAS (112) LEXY COMICS (111) PORTFÓLIO (62) CARTUM (52) LEITMOTIV (30) LEXY DRIVER (20) LAMPIÃO (19) AUGUSTO (16) CINEMA (15) CONTOS (15) FRANKENSTEIN200 (8) TEATRO (7) FRANKENSTEIN (5) ROTEIROS (5) ARTES PLÁSTICAS (3) FIM DA LINHA (3) FOTOS (3) OFICINA (3)

BOTÕES DE COMPRA

Comprar LAMPIÃO Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Comprar A SITUAÇÃO DE AUGUSTO Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Comprar REVISTA JAPY Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Comprar VIDA DE INSPETOR Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Comprar LEITMOTIV Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

sábado, 12 de julho de 2014

FILÓSOFOS EM AÇÃO


Um gibi dos mais divertidos, e que ainda ensina! Recomendo pra todos que querem conhecer um pouco sobre esses grande filósofos, e pra quem gosta de HQ's de humor inteligente! Leia minha resenha aqui;


FILÓSOFOS EM AÇÃO
A primeira vez que vi essa HQ, confesso que não me interessei. A capa estranha, e a sinopse da propaganda,... Sei lá! Muito tempo depois, resolvi arriscar, e me deparei com uma das mais divertidas histórias que li atualmente. A série é feita de vários capítulos curtos, cada um mostrando uma introdução à vida e obra de algum dos maiores filósofos da história humana. Platão, NItzche, Freud, Jung, Marx, Sartre, entre muitos outros. E, o melhor, em hq’s engraçadíssimas!
Escrita por Fred Van Lente, pouco conhecido no Brasil, mas que trabalha em alguns títulos Marvel, além de criador de “Cowboy x Aliens”, a série foi publicada lá fora entre 2005 e 2007. Foram 9 edições, mais tarde compiladas em três volumes. Dois desses volumes foram publicados aqui pela GAL editora. E valem muito a pena ir atrás dessas edições!
Talvez esta série seja mais indicada para leitores que se interessem por Filosofia. Mas se o leitor não conhece nada do tema, nem nunca ouviu falar dos personagens citados lá, vai se divertir do mesmo jeito. Eu falo isso porque conhecia pouquíssimos dos filósofos, e dos que conheço, sei menos ainda de suas biografias. Mas a leitura dessa obra é agradável, e ainda tem o seu caráter didático, pois as histórias são feitas justamente para apresentá-los. A história de sua vida, seu pensamento, suas obras, tudo é relatado de forma conjunta. Ao ler, ficamos conhecendo tanto sua corrente filosófica quanto sua vida, e os acontecimentos que moldaram a mente de cada um deles. Sempre em tom satírico, mas sem deixar de lado o fator de ensinar filosofia para leitores leigos.
Além do óbvio, que é brincar com as situações engraçadas das vidas deles, a HQ faz uso das citações da cultura pop para brincar com elas. Então, além dos vários filósofos que tem sua história contada como se fossem super heróis, há brincadeiras com filmes, séries, astros da música, etc.
O traço de Ryan Dunlavey (que já publicou na MAD americana) não apresentam nada de surpreendente, talvez nem fique marcado na memória dos leitores, mas estão na medida certa para o estilo de humor de Van Lente. Traços grossos, personagens com formas quadradas, em um estilo que em certas passagens lembra desenhos animados.
Ao final, a sensação de ter lido uma HQ criativa, e bem executada por seus autores. Eu devia ter lido antes

Nenhum comentário:

Postar um comentário