Marcadores

TIRAS (793) HQ (229) INSPETOR (180) RESENHAS (112) LEXY COMICS (111) PORTFÓLIO (62) CARTUM (52) LEITMOTIV (30) LEXY DRIVER (20) LAMPIÃO (19) AUGUSTO (16) CINEMA (15) CONTOS (15) FRANKENSTEIN200 (8) TEATRO (7) FRANKENSTEIN (5) ROTEIROS (5) ARTES PLÁSTICAS (3) FIM DA LINHA (3) FOTOS (3) OFICINA (3)

BOTÕES DE COMPRA

Comprar LAMPIÃO Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Comprar A SITUAÇÃO DE AUGUSTO Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Comprar REVISTA JAPY Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Comprar VIDA DE INSPETOR Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro! Comprar LEITMOTIV Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

domingo, 3 de janeiro de 2016

MELHORES QUADRINHOS DE 2015

Como todos os anos, desde que comecei a escrever sobre quadrinhos, aqui vai a minha lista de melhores. Desta vez, resolvi postar em meu blog mesmo. Claro que, como todos que fazem listas de melhores dizem, esta é uma lista pessoal e bastante subjetiva. Não li tudo o que foi publicado. Algumas HQ’s que estão sendo muito elogiadas, eu não tive oportunidade de ler ainda, então, não sei se eu as colocaria aqui.
Também tem a questão do gosto pessoal, pois como você pode ver pela lista, eu não acompanho mais o que a Marvel e DC anda aprontando. Por isso, apenas uma HQ de super herói na lista, e ainda assim, republicação de material clássico.
Mas espero que essa lista, assim como todas as listas feitas pelas mídias especializadas, não seja vista como uma lista definitiva, mas como uma referência pra você na hora de escolher uma leitura futura pra colocar em dia.

10. O MURO

Falar sobre a adolescência sem cair no clichê de mostrar que os jovens acabam descobrindo que os adultos tem razão, sabem mais, ou outra bobagem igual. Esse é o grande mérito desta HQ. Além de contar isso de uma forma bastante intimista, parecendo muito com uma HQ autobiográfica (deve ter alguns elementos da vida da autora, mas não é a proposta geral). De Celine Fraipoint (roteiro) e Pierre Bailly (arte).

9. HOMEM ANIMAL

O que dizer da primeira grande obra de Grant Morrison, que o catapultou para o sucesso? Em histórias concisas, ele mostrou como fazer um super herói de segunda linha ficar interessante, e como é possível usar o meio pra contar todo tipo de histórias, até brincar como a metalinguagem. Obrigatório!

8. MAYARA E ANNABELLE

Uma das gratas surpresas que tive este ano foi conhecer essa dupla de funcionárias pública da Secretaria de Atividades Fora do Comum do Ceará, uma ninja e uma maga, personagens muito bem construídas e conduzidas, trama com um ótimo ritmo, e muita diversão. HQ elogiada em muitos sites, essa dupla com certeza vai longe!

7. DOIS IRMÃOS

Não conheço a obra original do Milton Hatoun, mas esta adaptação dos gêmeos Moon e Bá exala personalidade, nem é preciso conhecer o livro original. Eles contaram a história dos irmãos que não se dão bem, e de como uma família se desestrutura aos poucos da mesma forma que fazem em seus trabalhos autorais. Difícil é largar as páginas quando começamos a ler.

6. APOCALIPSE, POR FAVOR

Em meio ao fim do mundo, vários personagens estão mais ocupados com seus problemas e neuroses do que com o destino do planeta. Felipe Parucci mandou super bem com seu primeiro trabalho, que apresenta uma qualidade digna de autores veteranos.

5. CONCRETO

Um dos melhores personagens já criados para HQ, e que infelizmente não tem o devido reconhecimento por aqui. Mas quem se arriscar a ler não vai se arrepender. Um misto de aventura, com um drama singelo e emotivo, através de uma pessoa comum que se vê por acaso transformado em um ser de pedra, e procura encontrar o que fazer com isso em sua vida.

4. BOCA DO LIXO – OS ANOS QUE ESTÃO POR VIR

Mais do que uma HQ de época, e que retrata os anos do “Cinema da Boca”, esta é uma história sobre a luta diária de três amigos pra sobreviver e realizar seus sonhos. A fluência da trama, e como cada acontecimento é narrado,além de uma ótima construção de personagens. Um álbum pouco comentado, mas que merece ser conhecido.

3. MONSTER

Já coloquei este mangá em uma de minhas listas anteriores, e ele merece! O final da saga, publicado este ano, é simplesmente de uma genialidade incrível, ao usar situações simples (mas que costuram toda uma trama complexa que o leitor que acompanhou sabe) para mostrar uma dissertação visual sobre a maldade humana. E surpreendendo o leitor, com as reviravoltas e suas conclusões.

2. LAVAGEM

Shiko não é super elogiado à toa! Ele é um verdadeiro mestre da arte de se contar uma história na forma de quadrinhos, e aqui ele mostra como essa linguagem deve ser usada pra se criar o clima esperado no leitor. Densidade em um suspense psicológico simples e impactante. Leitura obrigatória.

1. PENADINHO – VIDA

Uma HQ com um tema singelo, mas cujo roteiro não se deixa levar pela pieguice. Pelo contrário, o casal Paulo Crumbim e Cristina Eiko (de A2) nos brindou com uma história que alterna vários momentos com ritmos diferentes, sempre de forma cativante. Uma das minhas Graphic MSP favoritas de toda a série.


E aí, gostou da lista? Já leu algo? Pode ficar à vontade pra comentar, curtir, compartilhar, etc.

-----------------------------------------
E não se esqueça de curtir a minha página LEXY COMICS, no Facebook! Além de ler minhas tiras, você poderá comprar as edições impressas de "Vida de Inspetor de Alunos", e "Leitmotiv". Dizem que elas poderiam ter entrado em alguma lista de melhores do ano por aí... rsrs. Aqui vai o link da página: https://www.facebook.com/LexyQuadrinhos


E vote em mim no Troféu Angelo Agostini!

2 comentários:

  1. Da sua lista só li o "dois irmãos", realmente uma história impossível de largar. Pra mim, foi uma leitura cheia de som, cada detalhe dos quadros eram lidos com os barulhos da cena, como os capítulos do halin e da viagem do menino...

    ResponderExcluir
  2. 2015 ficou marcado como o ano que começei a colecionar quadrinhos!!

    ResponderExcluir